Translate

domingo, 27 de setembro de 2009

PROPAGANDA E MARKETING

Objetivo: Perceber a escrita como prática comunicativa.
Dividi a turma em grupos e mostrei algumas propagandas de revistas, através dali pedi que cada grupo criasse um produto diferente, que nunca havia sido visto e que fosse possível ser usado. Os alunos conversaram bastante, varias sugestões surgiram, dúvidas, questionamentos e algumas discussões também, mas todos ajudaram da sua maneira.
Um grupo criou um filtro anti-substâncias tóxicas para tabaco, o outro grupo criou ama bala eterna , que nunca acaba, o terceiro grupo criou uma marca de produto “NACURA”, e fizeram a propaganda de um anti-cáries. Produtos interessantes e bem criativos.Os alunos produziram a escrita sem reclamar e coletivamente.
Na culminância da aula cada grupo fez a sua propaganda, “vendeu seu peixe” para os colegas, assim perceberam que a escrita também é uma forma de comunicação tão boa quanto a comunicação visual.

O SENTIDO DO TEXTO

Objetivo: Identificar como se constrói a unidade de sentido do texto.
Passei o texto no quadro, onde eles deveriam completar as lacunas em branco e criar um título para o mesmo.Alguns ficaram ansiosos para completar o texto antes mesmo que eu terminasse de escrevê-lo no quadro, então conversei com e pedi que primeiro copiassem, após lessem e depois completassem. Alguns não concordaram e por fim viram que não deu certo, o texto ficou incoerente e decidiram refazê-lo.
Os alunos chegaram a conclusão de que era melhor ler o texto por completo e depois escolher as palavras corretas para o texto ficar coerente.
Realizamos a leitura em voz alta e completamos também em grupo.

O ENLACE DE IDEIAS

Objetivo: Analisar a construção da coerência em textos.
Pedi que numerassem em seu caderno de 1 a 10,e comecei a fazer as perguntas do livro:
1-Diga um nome próprio?
2-Diga o nome de um lugar?
3-Qual é o seu número de preferência?
4-Qual é a sua cor preferida?
5-O que para você é um defeito?
6-Indique um intervalo de tempo?
7-Indique uma quantia em dinheiro?
8- Qual é a sua música ou banda preferida?
9-Diga um nome de um local?
10-Qual é a sua comida preferida?
Os alunos responderam as questões e depois realizei a leitura das respostas da outra página.
1-o nome do seu noivo/sua noiva;
2-o lugar onde se encontraram;
3-o número do sapato;
4-a cor dos olhos dele ou dela;
5-é o seu única defeito;
6-tempo de duração co namoro e noivado;
7- dinheiro disponível para o casamento e alua de mel;
8-música ou banda que tocou durante a cerimônia de casamento;
9-local da lua de mel;
10-único cardápio da lua de mel.
A turma toda caiu em risadas, as respostas foram muito engraçadas, em seguida pedi que cada um criasse a sua história de acordo com as respostas que eles escreveram, os alunos leram a sua história para turma de uma maneira natural, sem que eles percebessem.
Percebi que eles tiveram um pouco de dificuldade de encontrar as palavras corretas para dar sentido ao texto, mas conseguiram e entenderam o que é a coerência no texto.

Letramento e Diversidade Cultural

No primeiro momento mostrei a primeira placa de trânsito aos alunos, nela estava desenhado um carro e uma pessoa com uma arma na mão apontando para o carro.
Os alunos observaram com muita curiosidade e atenção, questionei verbalmente sobre o que seria esta placa. Em seguida escrevi as perguntas que seguem no livro. O que significa a placa? Qual o objetivo? Onde poderia estar colocada esta placa? Eles responderam e leram as respostas.
No segundo momento mostrei a outra foto da mesma placa, só que estava escrito algumas palavras acima da placa. ”Violência urbana. O maior perigo é se acostumar”. Eu os questionei verbalmente e respondemos as questões do livro. Que significado eles obtiveram examinando o texto inteiro? Para quem está endereçado o texto, objetivo, gênero, intenção?
Os alunos observaram como é importante ler todo o texto para compreendê-lo melhor, conversamos muito em relação a violência em nosso município e nos conscientizamos que não devemos nos acostumar a sim alertarmos sociedade.Só depende de nós.

Leitura de imagem

Duvidando do texto
Os alunos estavam sentados em grupo, então distribui uma gravura para cada grupo onde estava desenhado um jacaré na mata. Os alunos analisaram a foto, então pedi que lembrassem tudo o que eles sabiam a respeito daquela imagem. Conversamos um pouco sobre a imagem, uns falaram que era um animal perigoso, outros que era um animal belíssimo.
Após alguns relatos pedi que anotassem no caderno tudo o que eles estavam vendo na imagem, depois tudo o que eles conseguiam associar a imagem.
Em seguida cada grupo criou três perguntas para fazer para o outro grupo em relação à imagem e as informações que eles haviam adquirido.
Sorteei um grupo para fazer as perguntas para o segundo grupo que estes iriam responder. Durante as perguntas e respostas percebi que a turma estava atenta e ansiosa para participar, consegui fazer com que todos lessem de uma maneira diferente e compreendessem o que o texto através de uma imagem.
Algumas perguntas:
1-Como o dia está na imagem?
2-O jacaré está com os dentes?
3-Onde o jacaré está naquele momento?
4-O que há ao redor do jacaré?
5-Será que ele está se preparando para atacar?
6- Quem será a vítima dele?

Narradores de Javé


ANÁLISE DO FILME: NARRADORES DE JAVÉ
1-O que significa fazer o “papel de escriba”? Escrever histórias diferentes de lugares de origem de um povo, dando ênfase aos acontecimentos de valor ocorridos no lugar, ou seja, escrevem histórias científicas.
2-Qual o papel do escriba naquela comunidade?Escrever a história de Javé, da comunidade, escutar a compreender as histórias das pessoas e reescrever somente o que é verídico, ou semelhante à verdade.
3-Analise os traços de oralidade daquela comunidade e a função do escriba. A linguagem daquela comunidade caracteriza-se através da linguagem coloquial, representando a cultura de um povo de maneira imaginária, de maneira clara e objetiva, fazendo o leitor imaginar e acreditar no fato existente.
4-Qual a relação entre a oralidade e escrita?A oralidade é considerada a linguagem que usamos no dia-a-dia ou informal, já a escrita é considerada a linguagem padrão exigindo algumas regras.
5-Analise as práticas de letramento e de alfabetização daquela comunidade. É uma comunidade que possui letramento, porque observa e analisa o mundo que os cerca, porém não sabem ler e escrever, ou sabem identificar somente o seu nome.
6- Como você percebe a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme? No filme a pessoa alfabetizada é o escriba que escreve e relata os fatos ocorridos na comunidade e as demais pessoas da comunidade são letradas.
7-Em que atitudes práticas, no contexto da sala de aula, você exerce o papel de escriba? Quando eu corrijo a produção textual dos alunos.
8-Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita? O escriba ouve as histórias dos letrados, e transfere para o papel através da escrita padrão.
9-Qual a função social que a escrita exerce no contexto do filme?A escrita é importantíssima porque sem ela não seria possível provar a existência daquela comunidade.
10-Quais as relações de poder estabelecidas pelos personagens diante das práticas de escrita? Através da escrita, o escriba tornou-se um confidente para as pessoas da comunidade.

Menu