Translate

domingo, 11 de abril de 2010

QUAL É O JEITO CERTO DE FALAR?

Não existe jeito certo único de falar que possa ser considerado certo ou errado. Na realidade, na nossa língua, existem muitos jeitos de falar. Essas diferenças podem estar relacionadas com o lugar onde a pessoa vive, com a comunidade a qual se relaciona, com o ambiente de trabalho, etc. Daí, surgiram, por exemplo, tantas piadinhas zombando do jeito de falar do baiano, do mineiro, do carioca, do paraibano, etc.
No entanto, existe uma variação da nossa língua que possui grande prestígio na sociedade, na norma culta ou língua padrão, O conhecimento desta variante pode abrir portas na nossa sociedade. Desta forma, é fundamental conhecê-la para saber usá-la adequadamente.
Nesse sentido, devemos entender que não há nada de errado em falar gírias com amigos, ou falar uma variante linguística da região onde você mora  com seus parentes e amigos. No entanto, poderá ficar inadequado falar gírias ou variantes linguísticas da sua região com seus professores, quando conversa com um desconhecido, entre outros exemplos.
Por isso é fundamental conhecer a norma culta, para que você possa usá-la adequadamente ou não, de acordo com a situação comunicativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Menu