O ensino da pontuação tem-se confundido com o ensino dos sinais de pontuação. Auma apresentação do tipo "serve para" ou "é usado para" segue-se uma exemplificação cujo objetivo é servir de referência ao uso.Desse momento em diante, costuma-se esperar que os alunos incorporem a pontuação a seus textos.
A partir da compreensão de que o procedimento de pontuar é parte da atividade de textualização, essa abordagem se mostra inadequada e indica a necessidade de rever algumas ideias , nem sempre explícitas, sobre as quais essa didática se apoia. A primeira delas é que a pontuação serviria para indicar as pausas na leitura em voz alta, e a segunda é que o que se pontuam são as frases.
A história das pontuação é tributária da história das práticas sociais de leitura. O costume de ler apenas com os olhos, que caracteriza a forma moderna de ler, incorporou ao texto um aparato gráfico cuja função é indicar ao leitor unidades para processo da leitura.
Aprender a pontuar não é, portanto, aprender um conjunto de regras a seguir e sim aprender um procedimento que incide diretamente sobre a textualidade. Um procedimente que só é possível aprender sob tutoria, isto é, fazendo juntamente com quem já sabe.
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