Translate

terça-feira, 1 de maio de 2012

Projeto Identidade para Educação Infantil

Professora: Andréa da Silva Corrêa
Turma: Maternal 2
Turno: Manhã
Escola: Tio Moisés
Justificativa:

Trabalhar a identidade das crianças é uma ótima maneira de iniciar as atividades pedagógicas. Ajuda os alunos a perceber que eles tem uma história de vida, fazem parte de uma família e são parte atuante no mundo em que vivem.
Trabalhar a identidade das crianças também é importante para nós professores obter informações significativas a respeito dos nossos alunos.

Objetivo:

Criar situações que favoreção a construção da identidade das crianças, como parte do mundo, da família bem como analisar as diferenças entre eles e os colegas.

Objetivos Específicos:

Identificar os costumes de sua família e do grupo em que esta inserido;
Identificar suas preferências;
Desenvolver a imaginação e a criatividade;
Construção do eu e do outro;
Estimular o hábito da leitura;
Desenvolver a coordenação motora ampla;
Desenvolver a coordenação motora fina;
Trabalhar as diferenças;
Identificar formas geométricas;
Estabelecer relação entre numeral e quantidade;
Apropriar progressivamente da imagem corporal.

Desenvolvimento:

Roda de conversa (o nome de cada um, as características, as diferenças entre as pessoas...);
Dinâmica do espelho na caixinha;
Trabalhos diversos (colorir, recortar, colar...);
Meu tamanho, minha mão, meu pé, quantos anos tenho, auto-retrato;
Brincadeiras (músicas e jogos);
Painel da família (Quem mora comigo);
Desenhos animados relacionados a família;

Culminância:

Exposição dos painéis e varal dos nomes.



Avaliação:

A avaliação é registrada diariamente no caderno da professora. Considerando a atividade proposta o desempenho do aluno e o interesse de cada um pela atividade proposta.



Sugestões de atividades:

Dinâmica do espelho na caixinha;
Auto-retrato;
Confecção de crachás;
Trabalhando a letra inicial do nome de cada um;
Hora do Conto: A aranha Filomena;
Carimbo da mão com tinta;
Medindo a altura com barbante;

Um comentário:

Menu