“ O conto infantil é uma chave mágica que abre
as partes da inteligência e da sensibilidade da criança,
para sua formação integral”
Bárbara Vasconcelos de Carvalho
Tema: Ler para aprender
Duração: de 02/05 a 31/05
Justificativa: Desenvolver o hábito pela leitura é um processo constante que vem de muito cedo, em casa, e aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira.
Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, é quem sabe o benefício que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar nas páginas de um bom livro.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que que a leitura traz, maior será a chance de torna-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente
A literatura infantil , então , deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa, uma vez que através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.
Objetivo: Incentivar o prazer e o valor da leitura, aproximando os educandos da literatura infantil diversas, proporcionando o simples prazer de ler e vivenciar momentos de leitura, fazendo assim que que construam espontaneamente o hábito de ler. Através disso o aluno será capaz de escutar atentamente histórias contadas e manusear livros sem danificá-los e assim desenvolver valores como a obediência, o respeito, o amor, a honestidade, a solidariedade, a bondade, o perdão entre outros.
Desenvolvimento:
*Hora do conto diária e leitura de livros;
*Canções das histórias contadas;
*Confecções de painéis dos trabalhos realizados em aula;
*Exposição de filmes sobre o tema da aula;
*Conversa informal sobre valores;
*Ilustrações das histórias lidas ou ouvidas;
*Dramatização das histórias;
*Encenação de histórias infantis com o auxílio de fantoches, bonecos, fichas etc;
*Pintura de desenhos das histórias;
*Confecção de personagens para amostra literária com sucata;
*Criação do cantinho da leitura;
*Leitura de livros em casa com os pais;
*Hora do conto realizada pelos alunos da história contada pelos pais;
*Confecção de fantoches com sucata;
*Confecção de um cenário para dramatizações;
*Ensaio de um possível teatro.
Culminância: Exposição dos trabalhos realizados durante todo o desenvolver do projeto na amostra literária do município e apresentação do teatro.
Avaliação: Ocorrerá durante todo processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno leitor no seu cotidiano, do interesse e da participação em grupo.
Adorei a iniciativa. Visite minha pg, http://www.aradooburricoencantado.comunidades.net/
ResponderExcluirandrea qual seu sobre sobre nome preciso para referenciar um trabalho
ResponderExcluir