Translate

domingo, 27 de setembro de 2009

Letramento e Diversidade Cultural

No primeiro momento mostrei a primeira placa de trânsito aos alunos, nela estava desenhado um carro e uma pessoa com uma arma na mão apontando para o carro.
Os alunos observaram com muita curiosidade e atenção, questionei verbalmente sobre o que seria esta placa. Em seguida escrevi as perguntas que seguem no livro. O que significa a placa? Qual o objetivo? Onde poderia estar colocada esta placa? Eles responderam e leram as respostas.
No segundo momento mostrei a outra foto da mesma placa, só que estava escrito algumas palavras acima da placa. ”Violência urbana. O maior perigo é se acostumar”. Eu os questionei verbalmente e respondemos as questões do livro. Que significado eles obtiveram examinando o texto inteiro? Para quem está endereçado o texto, objetivo, gênero, intenção?
Os alunos observaram como é importante ler todo o texto para compreendê-lo melhor, conversamos muito em relação a violência em nosso município e nos conscientizamos que não devemos nos acostumar a sim alertarmos sociedade.Só depende de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Menu