Objetivo:Entender a noção de gíria
Iniciei a aula conversando sobre o que eles entendiam sobre gíria,pedi que eles procurassem no dicionário a palavra "gíria".Após eles procurarem, leram e copiaram um trecho do livro "A bolsa amarela" de Lygia Bojunga Nunes.
"Levei uns cascudos que eu vou te contar.(...)fui cedo pra cama porque vi logo que ia dar galho.(...)Fui dormir na maior fossa de ser criança podendo tão bem ser gente grande,"
Pedi que destacassem as gírias do trecho e conversamos sobre elas.
No segundo momento passei no quadro as gírias dos surfistas que estão no livro do gestar II, e eles acrescentaram outras que eles conhessem:
coroa-pessoa mais velha
baia-casa
choquei-estar surpresa
vaza-sai daqui
tudo joia-tudo bem
xarope-bonito
pode crer-tudo certo
bagulho-droga
fubá-pessoa pobre
mano-amigo
boia-comida
tô ligado-esperto
grana-dinheiro
pirua-amigas
Os alunos leram e chegaram a conclusão de que a gíria faz parte do nosso dia a dia, e que não existe linguagem certa nem errada, e sim, linguagem adequada e inadequada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário