Translate

terça-feira, 10 de novembro de 2009

UMA PLACA NA HORTA

Objetivos:Perceber que a interação comunicativa independe do conhecimento da língua padrão;
Compreender que todo falante da mesma comunidade linguística possui a gramática internalizada;
Identificar possibilidades de significação decorrentendo contexto e da escolha das estruturas linguíticas.

Iniciei a aula mostrando aos alunos a foto da placa na horta que há no livro do gestar II, que diz mais ou menos assim:

"orta DCOVE
APERTE
AcamPAnha
SERA-ATEMDIDA
5.PE.DE.AuFASE
1.REAu.E.COVE"

Os alunos tiveram uma certa dificulade de entender o que estava escrito ,mas entenderam,então eu os questionei sobre erros gramaticais,perguntei se eles escrevem assim?se acham certo?o que eles fariam naquela situação?
Depois de conversarmos muito os alunos perceberam que houve comunicação naquela situação,a escrita estava errada,porém aquela pessoa que escreveu de uma certa forma conhece uma gramática,a gramática interna, e que cada um deles também possue a sua gramática internalizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Menu