Translate

terça-feira, 17 de novembro de 2009

PROJETO

INTRODUÇÃO: Este trabalho envolve séries diversificadas da E.M.E.F.Norberto Martinho Cardoso no Imbé , com o intuito da aproximação da leitura seguida de produção textual e alunos interagindo com a comunidade.


Promoveremos a valorização e o estímulo do que foi produzido em sala (livros de história) abordando diversos gêneros literários como: Ficção, Aventura, Terror, Drama , Comédia e Romance.

JUSTIFICATIVA: De acordo com a realidade que tramita nas escolas, onde a produção dos alunos são “ engavetadas” e pelo fato que o letramento decorre da contextualização de vários textos e informações, torna-se primordial criar condições para que este processo se desenvolva. Sendo assim, há a necessidade de um trabalho voltado para a valorização da produção, envolve toda a comunidade escolar, visando resultados significativos. Reais, para que compreendam a sociedade como um todo.

OBJETIVO GERAL: Estimular, valorizar e contextualizar o trabalho de cada um ,unidos num elo participativo, promovendo um verdadeiro letramento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Atingir um bom rendimento na habilidade de pensar, observar, criticar e comparar.

*Proporcionar ao aluno a familiarização com a produção de livros, sensibilizando-os da importância e valor da leitura na vida.

*Desenvolver imaginação criadora.

*Oportunizar o trabalho grupal e o acesso às suas próprias produções.

*Viabilizar a oportunidade de aprimoramento da expressão oral na promoção de cada livro para outras turmas e comunidade, para que haja um despertar de novos leitores.

METODOLOGIA: O professor disporá de um tempo de sua carga horária para a apresentação do projeto, ajudando-os a realizar o planejamento de suas atividades.

As atividades serão realizadas sob a coordenação de líderes de grupos de 4 a 5 alunos, previamente e uma valorização do resultado obtido.

A partir dessa socialização em sala de aula, busca mútua de reescrita dos seus textos e a exposição oral promovendo seus livros, vão resgatar o orgulho e o prazer da produção textual e consequentemente a habilidade sócio-comunicativo dos envolvidos.

EQUIPE DE TRABALHO: colaboração dos docentes de Língua Portuguesa, Educação Artística e alunos.

CRONOGRAMA: Cada professor fará o seu cronograma conforme o seu horário.

1º aula- Discutindo a função da imagem nos anúncios.

2º aula- Classificando gêneros textuais.

3º aula- Criando o varal de poesia.

4º aula- Caracterizando a narração.

5º aula- Criando cartas.

6º aula- Letramento e diversidade cultural.

7º aula- Duvidando do texto.

8º aula- Propaganda e marketing.

9º aula- O sentido do texto.

10º aula- O enlace de idéias.

11º aula- Para organizar as informações.

12º aula- Uma história maluca.

13º aula- Ler para conhecer e reconhecer diferentes textos literários.

14º aula- A gíria.

15º aula- Paródias de provérbios.

16º aula- Uma placa na horta.

17º aula- Um poema de amor.

AVALIAÇÃO: Deverá acontecer em todas as etapas do Projeto, considerando o interesse de cada um, suas conquistas, observação e desenvoltura nas atividades propostas, bem como o envolvimento e participação no coletivo, inclusive a intervenção do líder dos grupos no contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Menu