Translate

domingo, 27 de setembro de 2009

Narradores de Javé


ANÁLISE DO FILME: NARRADORES DE JAVÉ
1-O que significa fazer o “papel de escriba”? Escrever histórias diferentes de lugares de origem de um povo, dando ênfase aos acontecimentos de valor ocorridos no lugar, ou seja, escrevem histórias científicas.
2-Qual o papel do escriba naquela comunidade?Escrever a história de Javé, da comunidade, escutar a compreender as histórias das pessoas e reescrever somente o que é verídico, ou semelhante à verdade.
3-Analise os traços de oralidade daquela comunidade e a função do escriba. A linguagem daquela comunidade caracteriza-se através da linguagem coloquial, representando a cultura de um povo de maneira imaginária, de maneira clara e objetiva, fazendo o leitor imaginar e acreditar no fato existente.
4-Qual a relação entre a oralidade e escrita?A oralidade é considerada a linguagem que usamos no dia-a-dia ou informal, já a escrita é considerada a linguagem padrão exigindo algumas regras.
5-Analise as práticas de letramento e de alfabetização daquela comunidade. É uma comunidade que possui letramento, porque observa e analisa o mundo que os cerca, porém não sabem ler e escrever, ou sabem identificar somente o seu nome.
6- Como você percebe a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme? No filme a pessoa alfabetizada é o escriba que escreve e relata os fatos ocorridos na comunidade e as demais pessoas da comunidade são letradas.
7-Em que atitudes práticas, no contexto da sala de aula, você exerce o papel de escriba? Quando eu corrijo a produção textual dos alunos.
8-Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita? O escriba ouve as histórias dos letrados, e transfere para o papel através da escrita padrão.
9-Qual a função social que a escrita exerce no contexto do filme?A escrita é importantíssima porque sem ela não seria possível provar a existência daquela comunidade.
10-Quais as relações de poder estabelecidas pelos personagens diante das práticas de escrita? Através da escrita, o escriba tornou-se um confidente para as pessoas da comunidade.

6 comentários:

Menu